Ilustrações para o livro Senti Saudade das Cores da autora Leila Vilhena.
Publicado pela Editora Helvetia Jr. em 2021.
Publicado pela Editora Helvetia Jr. em 2021.
Projeto vencedor do 1° Concurso Helvetia Jr. 2019.
Um pouco sobre o processo
O processo de criação do livro "Senti Saudade das Cores" começou com uma primeira versão do texto que a autora Leila Vilhena me mandou. Depois de conversarmos sobre a história e a atmosfera do livro, começamos testando algumas opções de finalização e design das personagens.
Nesse primeiro momento tínhamos dois objetivos. Primeiro, queríamos brincar com os dois momentos do livro: a parte colorida e a parte preto e branco. O foco era criar ambientes mágicos e cheios de vida. Segundo, queríamos criar a personagem principal baseada na criança que inspirou a história.
Depois dos primeiros estudos trabalhamos em conjunto para definir os diferentes momentos da história. Para isso testamos muitas opções de caminhamos que poderíamos seguir. Ao longo desse processo fomos elencando os momentos principais para quando fossemos começar a finalização. A partir das cenas selecionadas começamos a fechar melhor o caminho da finalização das ilustrações para guiar o resto da produção.
Após finalizarmos as três cenas selecionadas partimos para finalização do resto do livro. Sempre em um processo colaborativo entre autora e ilustradora. Acredito que os meses de trabalho foram essenciais para desenvolvermos a estética do livro e da história de forma profunda e satisfatória. Os resultados foram além do que eu esperava.
Como esse foi meu primeiro livro ilustrado aprendi muito. Acompanhar esse projeto do zero, desde que ele era um doc do Word me fez crescer muito como ilustradora. Gostaria de agradecer a Leila Vilhena que me levou pela mão e me auxiliou muito nesse processo.
Espero que gostem do livro e do pouco que mostrei sobre o processo. Pra quem tiver interesse vou deixar alguns materiais legais sobre o livro aqui: Bate-papo de lançamento com a Pomar Livraria & Matéria da Cultura Alternativa.
Gostaria de agradecer de novo a Leila Vilhena, toda equipe da Helvetia e todos que compraram o livro.